Comunidade do Nova Petrolina participa de curso para produção de derivados do leite

Um grupo de moradores da comunidade Nova Petrolina participou esta semana do curso de Elaboração de Derivados do Leite, promovido pelo campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE.
A atividade fez parte de um projeto de extensão de estudantes do IF. “Nosso objetivo é capacitar pequenos produtores, comunidades, alunos e ex-alunos, de modo que consigam agregar valor ao leite, tendo uma alternativa de renda familiar“, explicou a professora e orientadora do projeto, Maria Cláudia Soares.
Durante o curso, que durou três dias, os participantes aprenderam a fazer queijos do tipo coalho e ricota, além de doce de leite. “Nós estamos aprendendo coisas que não sabíamos como fazer na prática, e isso é muito bom. A gente pretende fazer para vender e aumentar nossa renda“, afirmou Yanessa Feitosa, participante da oficina.
Além da professora Maria Cláudia, as noções teóricas e práticas de preparo são passadas também por estudantes. A bolsista do projeto, Nayara Evangelista, é aluna do curso de Agroindústria e, para ela, a experiência é muito proveitosa.
“Além de eu adquirir conhecimentos mais aprofundados sobre meu curso, também estou ajudando pessoas de comunidades diferentes. Nós mostramos como fazer os processos de forma caseira, para que todo mundo possa fazer. Estou aproveitando muito”, disse. A oficina será oferecida a um novo grupo de moradores do Nova Petrolina, nos dias 2, 3 e 4 de maio.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar