Moradora de 103 anos dá nome à horta comunitária em unidade de saúde do Pedra Linda

A manhã de sábado (16) foi marcada por muita emoção na unidade de saúde Josefa de Souza Silva, no bairro Pedra Linda, com a inauguração da horta comunitária “Dona Anunciada”, local onde a população, junto com os profissionais da unidade, poderá plantar hortaliças, ervas medicinais e fitoterápicas.

A horta leva o nome da paciente mais idosa do Dr. Alexandre Cortez, idealizador do projeto, dona Anunciada, uma simpática senhora de 103 anos. Os moradores do bairro decidiram, através de votação, fazer a bonita homenagem. A comunidade, que se engaja desde a o primeiro momento, pintou  as mãos na parede da horta, um gesto simbólico que demonstra que muitas pessoas trabalharam para dar vida ao local.

 

De acordo com Dr. Cortez, a ideia de criar a horta surgiu da necessidade de utilização para fins terapêuticos em tratamentos de pessoas com deficiências nutricionais, possibilidade de intervenções  alternativas com fitoterapia e terapia ocupacional para pacientes que fazem tratamentos na área de saúde mental. O projeto é o trabalho de conclusão de curso da Residência em Medicina de Família e Comunidade do médico.

A horta comunitária possibilita uma interação entre os profissionais e a comunidade, que pode inclusive trazer mudas para plantar. A responsabilidade e o compromisso de cuidar das plantas será de todos que utilizam. A prática auxilia na prevenção de doenças e na promoção à saúde, beneficiando a população de forma consciente”, explica o profissional.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar