Nuvem em formato de tornado surge no céu de cidade do Piauí; veja imagens

“Achei muito bonito a formação das nuvens então tirei algumas fotos, o que mais chamou a minha atenção foi a velocidade que se formou e se dissipou. Em casa pesquisando, vi as semelhanças com um tornado então resolvi publicar“

Um fenômeno da natureza até então sem explicação científica aconteceu na tarde de ontem, quarta-feira (13/03), uma nuvem em formato de redemoinho se formou e passou pela cidade de Valença do Piaui.

O flagra foi feito pelo radialista e blogueiro José Filho e por todos que estavam na loja do “Paulim do Som” no bairro Pista Nova, da referida cidade.

“Achei muito bonito a formação das nuvens então tirei algumas fotos, o que mais chamou a minha atenção foi a velocidade que se formou e se dissipou. Em casa pesquisando, vi as semelhanças com um tornado então resolvi publicar“, disse José filho.

Sobre um Tornado

Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus. Sendo um dos fenômenos atmosféricos mais intensos que se conhece, os tornados se apresentam sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato cônico, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de pó e outras partículas. A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 quilômetros por hora, mede aproximadamente 75 metos de diâmetro e translada-se por vários metros, senão quilômetros, antes de desaparecer. Os mais extremos podem ter ventos com velocidades superiores a 480 km/h, medir até 1500 m de diâmetro e permanecer no solo, percorrendo mais de 100 km de distância.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar