Pernambuco confirma primeira morte por influenza A em 2019

Segundo Secretaria de Saúde, não foi possível identificar se foi um caso de H1N1 ou H3N2. Número de notificações de síndrome respiratória aguda grave no período aumentou 144,3%

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou a primeira morte por influenza A de 2019 no estado. A vítima, um homem de cerca de 50 anos, morreu em Petrolina, no Sertão, em fevereiro. A informação consta no boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (3), um dia antes do Dia D de vacinação contra gripe.

Apesar da confirmação da morte por influenza A, a secretaria aponta que não foi identificado o subtipo da doença, ou seja, não há como dizer se o homem teve H1N1 ou H3N2.

Até o dia 13 de abril, foram notificados 894 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), número 144,3% superior aos 366 do mesmo período de 2018. A síndrome pode ser provocada por vírus ou bactérias. Ela é caracterizada pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associados a desconforto respiratório.

Dos casos registrados neste ano, 790 foram em crianças menores de 6 anos, ou seja, 88,4% do total. Do total de casos, nove tiveram resultado laboratorial positivo para a influenza B, 1 para influenza A (H1N1) e 1 para influenza A, sem identificação do subtipo.

Prevenção

O sábado (4) é o Dia D de vacinação contra a influenza. Até esta sexta-feira (3), foram vacinadas 628.799 pessoas do grupo prioritário, o que representa 23,7% do público. A meta é imunizar, até o dia 31 de maio, 90% dos integrantes dessas categorias.

Para facilitar a vacinação, unidades de saúde abrem em horário especial no Dia D. No Recife, as Unidades de Saúde da Família (USFs), upinhas, unidades básicas tradicionais e policlínicas da prefeituras abrem das 8h às 17h. Os endereços das USFs da capital podem ser consultados no site da prefeitura.

Além de todos os postos de saúde que oferecem a vacina em Jaboatão dos Guararapes, o Shopping Guararapes também faz parte da campanha, em parceria com a prefeitura. Uma loja situada na Praça de Eventos do centro de compras aplica a vacina das 9h às 17h.

A vacina não causa a gripe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente. (Veja vídeo abaixo)

Veja 5 fatos sobre a campanha de vacinação contra a gripe

Veja 5 fatos sobre a campanha de vacinação contra a gripe

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar