Alunos da rede municipal de Petrolina conquistam vagas na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes divulgou, nesta terça-feira (3), a relação de alunos classificados para a etapa estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). A competição nacional contou com a participação de alunos do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, de  42 mil escolas e  4.900 municípios.

Este ano, os estudantes competiram em cinco categorias, separados pelo ano o qual estão cursando: poema (alunos do 5º ano do ensino fundamental); memórias literárias (alunos do 6º e 7º anos); crônica (alunos do 8º e 9º anos); documentário (alunos do 1º e 2º anos) e artigo de opinião (3º ano do ensino médio). Trazendo como tema “O lugar onde vivo”, a competição vai premiar as melhores produções do país.

Em relação a escolas das redes municipais do estado de Pernambuco, Petrolina apresenta o maior número de inscrições na OLP 2019. Neste ano, 66 escolas foram inscritas.Em segundo lugar ficou a capital Recife com 62 inscrições da rede municipal. Os alunos do município sertanejo também se destacaram na produção de textos. Nos anos finais (6º e 9º), a rede municipal conquistou 5 das seis vagas disponibilizadas para seleção de textos.

Para Maria Laurismar Paulino, coordenadora municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa, os bons resultados são frutos de um trabalho em equipe. “O grande número de escolas de Petrolina que se inscrevem na Olimpíada é um indicativo de que os professores acreditam no trabalho que desenvolvem nas áreas de leitura e produção textual em sala de aula. Em geral, a formação continuada e a gestão colaborativa estimulam os professores a participarem desses eventos externos, na ânsia de que seus alunos se destaquem não apenas na escola, mas em âmbito nacional“, destaca.

A Olimpíada é promovida pelo Itaú Social e o Ministério da Educação para ajudar professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar