Família petrolinense cria ‘vaquinha’ online para custear tratamento de menino autista

A família de um menino autista de Petrolina está realizando uma ‘vaquinha’ online para tentar arrecadar R$ 30 mil para levar o garoto a Portugal, onde ele receberá atendimento especializado na rede pública da cidade de Porto.

Ian Calebe Mariano Freire, de apenas 4 anos, foi diagnosticado com autismo quando tinha 1 ano. De lá pra cá, seu comportamento foi mudando e a equipe médica que o acompanha já cogita a possibilidade de Ian ser autista severo. A família, que mora no Bairro Vila Mocó, na área central de Petrolina, diz que o garoto está cada vez mais agressivo, ansioso e irritado.

O menino está bastante comprometido na área social, na ausência da fala, coordenação motora fina e grossa, cognitivo baixo, totalmente dependente dos pais nas atividades diárias. Idas e mais idas a médicos e especialistas, medicação e terapias não têm surtido o efeito mínimo na criança.

Segundo a família, o tratamento em Portugal é referência e realizado através da rede pública, tanto em hospitais quanto em escolas. No caso das escolas, o tratamento funciona de forma intensiva e com resultados comprovados. Como o autismo não tem cura, a esperança da família é que Ian tenha uma melhor qualidade de vida e um dia se torne um adulto independente. No Brasil, esse tratamento é muito caro.

Caso a família consiga o valor arrecadado, Ian irá a Portugal com a mãe. Um parente da família mora em Porto e dará apoio. O dinheiro será para pagar as despesas de passagem e também para o estabelecimento deles na cidade portuguesa.

No Brasil não temos a menor possibilidade de custear tal tratamento, pois é um tratamento muito caro. Precisamos aproveitar a plasticidade neuronal de Ian, para que possa se desenvolver e, assim, viver socialmente e ter uma melhor qualidade de vida”, destacou a família, em mensagem a este Blog.

Doações

Quem puder ajudar o pequeno Ian Calebe Mariano Freire, pode fazer doações através da vaquinha online (acesse aqui). A família também disponibilizou uma conta poupança:

Caixa Econômica Federal

Conta poupança: 13234-5

Ag: 2991

Op: 013

Maria Cristiane M. Freire

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar