Ruy Wanderley apresenta projeto que prevê a instalação de eliminador de ar na tubulação de água

A Câmara Municipal de Petrolina deve apreciar nesta terça-feira (22) o Projeto de Lei 096/2019, de autoria do vereador Ruy Wanderley (PSC), que prevê a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água.

Segundo o parlamentar, não se pode aceitar o fato de o consumidor pagar pela presença de ar nas tubulações, como se água fosse e no preço desta, uma vez que o ar representa, pelo menos, cerca de 20% a 30% do consumo cobrado.

De acordo com a justificativa de Wanderley, “segundo estudos realizados, em determinadas condições, principalmente quando a rede é desligada, podem surgir bolsões de ar nas tubulações, o que acaba por proporcionar aumento, indevido e considerável, do valor da conta de consumo, pois, ao chegar ao hidrômetro, esses bolsões fazem girar o contador”, afirmou.

O parlamentar informou que uma escola federal de Minas Gerais fabrica um dispositivo que elimina o ar da tubulação, reduzindo cerca de 35% o valor cobrado nas contas de água. “Esse percentual pode variar de uma região para outra, de acordo com a frequência das interrupções no fornecimento, que favorecem a entrada de ar na rede”.

Segundo a lei, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ficaria obrigada a adquirir e instalar o equipamento, quando solicitado pelo consumidor. No entanto, as despesas para a instalação do eliminador de ar seria do próprio usuário.

Fonte Blog do Waldiney Passos

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar