Coronavírus: saiba o que fazer quando sair de casa ou receber visitas em Petrolina

Em tempos de coronavírus, sair de casa ou receber visitas não é recomendado. Mas, em alguns momentos, a saída para a rua precisa acontecer. E aí, como proceder após uma visita rápida ao supermercado para repor o que falta na despensa, por exemplo? Os especialistas dizem que ao sair na rua o risco de infecção passa a existir, principalmente em locais com grandes aglomerações e se a pessoa não se preocupa com a higienização das mãos. O risco também é iminente se você está na sua casa, mas recebe visita de amigos ou familiares, se manda seu filho brincar na casa de colegas ou se pega na embalagem que alguém manipulou com as mãos contaminadas. Por isso, a higienização daqueles que chegam da rua é tão importante.

Para a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, a prevenção ainda é a maior aliada. “Ninguém está impedido de sair de casa no Brasil. Mas orientamos que a circulação social só ocorra se realmente não puder ser adiada. Relembramos os cuidados básicos: evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel — os dois últimos principalmente, assim que voltar para casa. Quando receber visitas, mesmo que sejam membros da família, procure limitar o número de pessoas dentro de casa e evite interações como apertar as mãos, abraçar ou beijar. O mesmo deve acontecer no ambiente de trabalho”, aconselha.

Os cuidados de higiene também são fundamentais na hora de receber encomendas, como alimentos solicitados via aplicativo. O recomendado pelas autoridades de saúde é descartar a embalagem plástica, lavar as mãos com água e sabão, antes de comer. Ainda há elementos da casa que merecem atenção especial na hora da limpeza, como portas de entrada, maçanetas e puxadores. Esses objetos devem ser higienizados com frequência, utilizando produtos como água e sabão, água sanitária ou álcool 70%.

Para quem está chegando da rua, outra dica para evitar a propagação do novo coronavírus é deixar os sapatos fora de casa, colocar as roupas no cesto de peças sujas ou jogá-las direto na máquina de lavar. O passo seguinte é tomar banho. As pessoas também devem higienizar bolsas, celulares, controle remoto e afins. “Se não estiver saindo ou recebendo visitas, não tem motivo para ficar desesperado e passando álcool em tudo e a todo instante. Limpar a casa uma vez ao dia já é suficiente”, finaliza a secretária.

 

Fonte: Blog Edenevaldo Alves

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar