Zoonoses de Petrolina alerta sobre cuidados com animais durante pandemia de coronavírus

Acostumados com passeios diários, muitos animais de estimação também tiveram sua rotina mudada, por conta do novo coronavírus (Covid-19). Por isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeita de Petrolina alerta sobre os cuidados que devem ser tomados durante a pandemia.

Uma das orientações é evitar sair para passear na rua, pois, além de não ser recomendado por conta do isolamento social, o vírus pode se alojar na pele do animal. Caso seja necessário, é importante também evitar contato com outros animais e pessoas, buscando lugares menos aglomerados e os horários mais vazios. Sempre que retornar do passeio, lavar as patinhas dos animais com agua e sabão líquido, com cuidado e secando bem depois, sem esquecer de higienizar a coleira ou guia utilizados no passeio.

A coordenadora do CCZ de Petrolina, Graziella Vasconcellos, ressalta que não há estudos de transmissão do Covid -19 por animais. “Até o presente momento não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir o novo coronavírus. No entanto, a recomendação é de que pessoas infectadas ou suspeitas não tenham contato com os bichos, pois eles podem carregar em seu pelo o vírus” ressalta.

Em caso de consultas ao veterinário – considerado setor essencial -, é importante evitar aglomerações, agendando a consulta por telefone, levando o pet sem familiares ou amigos como companhias para evitar aglomerações. Lembrando que consultas veterinárias virtuais são proibidas pelo Código de Ética do Médico Veterinário, sendo necessária a presença do tutor e seu animal na clínica, hospital ou pedido de consulta veterinária domiciliar.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar