Juazeiro tem mais 19 casos confirmados e três óbitos pelo novo coronavírus

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) registrou em seu boletim, ontem (28), mais 19 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19). Com este dado sobe para 585 o número de pacientes com a doença. Dez resultados foram obtidos por meio do Laboratório Central (Lacen) de Salvador e 9 por teste rápido. os confirmados têm idades entre 8 e 86 anos e, desses 19 infectados, um está internado e os outros 18 em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município. Ainda foram registradas 186 curas clínicas.

Sobre os óbitos informados no boletim de ontem, a Sesau esclarece que todos eram do sexo feminino. A paciente internada no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) foi a óbito na sexta-feira (26), tinha 45 anos e era hipertensa. A segunda tinha 86 anos, estava internada no Hospital Geral de Urgência (HGU), em Petrolina (PE), tinha hipertensão e obesidade e a terceira paciente tinha 74 anos, com histórico de tratamento oncológico e veio a óbito em domicílio no último dia 24 de junho. No entanto, o resultado comprovando a Covid-19 só chegou à Vigilância municipal no sábado (27).

De acordo com a pasta, as ações no combate e prevenção ao novo coronavírus estão sendo intensificadas, por isso tem registrado o aumento diário de notificações, casos confirmados e descartados para a doença. Até o momento, existem 4.453 notificados, sendo que 3.750 exames já foram descartados por testarem negativo. Outras 118 pessoas estão aguardando resultado ou coleta.  Quanto ao número de profissionais de saúde infectados, a Sesau informa que são 66. Além disso, há 347 pessoas em isolamento domiciliar e 27 internadas, sendo 16 em leitos de UTI e 11 em leitos intermediários – estes em unidades hospitalares pertencentes à rede PEBA e também na UPA da cidade, unidade referência para Covid-19.

H1N1

Quanto ao H1N1 não há alteração nos dados, permanecendo as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

PEBA e rede privada

A UPA de Juazeiro conta com 8 leitos equipados com respiradores, e dois  estão ocupados, representando assim 25% de taxa de ocupação. Para atendimento intermediário a unidade tem 12 leitos e 4 estão ocupados com uma taxa de 33% de ocupação. Dos 8 leitos de UTI em funcionalidade do HRJ, dois estão ocupados com pacientes da cidade. Dos 29 leitos intermediários, também dois estão com pacientes de Juazeiro.

O Hospital São Pedro, em Remanso (norte da Bahia) tem 10 leitos de UTI e 5 pacientes de Juazeiro estão internados na unidade. Dos 30 leitos intermediários, 3 estão ocupados com pacientes de Juazeiro. O Hospital Ernesto Simões, em Salvador (BA), permanece com um paciente de Juazeiro em estado grave na UTI da unidade e o Hospital Espanhol também  tem outro de Juazeiro internado na UTI.

Dos 5 leitos de UTI disponibilizados pelo Hospital Neurocardio, em Petrolina, para atendimento a pacientes com o vírus pelo SUS, 3 estão com pacientes de Juazeiro, e na rede privada em leitos intermediários o Hospital Neurocardio tem dois pacientes de Juazeiro. No Hospital Memorial, também na cidade pernambucana, dos 5 leitos de UTI disponibilizados para atendimento SUS, dois pacientes de Juazeiro estão internados na unidade.

 

Fonte: Blog do Carlos Britto

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar