Ritmo de contágio da Covid-19 sobe em Pernambuco; Jaboatão é município com mais casos ativos

Perto de completar um mês com taxa de contágio da Covid-19 acima de 1, Pernambuco tem, segundo o boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), publicado nesta sexta-feira (4), mais de 13 mil casos ativos da doença.

O número de casos ativos apresentou queda gradativa nos meses de julho, agosto e setembro, chegando na casa dos nove mil. Desde o mês passado, contudo, está em movimento constante de alta.

De acordo com dados do Instituto para Redução dos Riscos e Desastres (IRRD), que trabalha com estatísticas e métricas relacionadas à pandemia, o município com maior número de casos ativos em Pernambuco, no momento, é Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

A última atualização do mapa do IRRD, feita nessa quinta (3), aponta 875 pacientes com a doença em curso na cidade. Petrolina, no Sertão do Estado, com 637, Paulista (525), Recife (511) e Olinda (404) são os outros municípios que aparecem em destaque negativo nesse aspecto.

A taxa ou ritmo de contágio (Rt) da Covid-19 no Estado, de acordo com o IRRD, está em 1,37. Ou seja, 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 137. O cenário com Rt acima de 1, na visão de autoridades sanitárias, médicos e cientistas, significa descontrole em relação à epidemia.

Fonte: Folha de PE

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar