Petrolina dá prosseguimento a esquema de vacinação contra Covid-19

A Prefeitura de Petrolina dá prosseguimento, a partir desta quarta-feira (23), à vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). Idosos de qualquer faixa etária que ainda não tomaram a segunda dose da CoronaVac poderão ir até o Sesi completar o esquema de imunização. Já os profissionais de saúde devem procurar apenas a sala 16 do bloco de salas de aulas da Univasf. Os polos funcionam das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde e especialista em Saúde Pública, Marlene Leandro, reforça a importância de buscar a segunda dose para completar o esquema vacinal e assim desenvolver uma resposta imunológica satisfatória, isso porque a eficácia prometida pelos laboratórios foi determinada a partir de estudos e testes com duas aplicações do imunizante. “A primeira dose da vacina irá fazer com que o sistema imunológico reconheça o antígeno, mas é a segunda dose que irá impulsionar a resposta imunológica eficiente na produção de anticorpos para combater o vírus, além de aumentar a proteção contra a Covid-19“, explica.

É preciso levar um documento de identificação com foto e o cartão de vacina. Em caso de perda do cartão é necessário registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e apresentá-lo no ato da vacinação.

Grávidas, puérperas e comórbidos

O município também continua com a vacinação de primeira dose para grávidas, puérperas e pessoas com comorbidades, que acontece no Sesc, Centro da cidade. É necessário levar um documento com foto, cartão SUS ou CPF, comprovante de residência e laudo médico. Para as pessoas que fazem parte do grupo com comorbidade é preciso realizar o cadastro e agendamento na Plataforma TI Saúde.

 

Fonte: Blog do Carlos Britto

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar