O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma Ordem Executiva que eleva para 50% as tarifas de importação sobre produtos brasileiros e classifica o Brasil como uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional dos EUA. A medida, anunciada em comunicado da Casa Branca, tem como justificativa supostas violações de direitos humanos e práticas antidemocráticas do governo brasileiro.
Segundo a Casa Branca, a decisão foi tomada com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) de 1977, mesma legislação usada contra países como Cuba, Irã e Venezuela. O texto alega que o governo brasileiro promove “perseguição, intimidação, censura e processos politicamente motivados” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.
“As ações do governo brasileiro constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”, afirma o documento.



