A Secretaria Executiva de Cultura da Prefeitura de Petrolina encerra neste mês o ciclo de formações do Mapa Cultural e da Cartilha para Elaboração de Projetos Culturais, que têm como foco nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa, voltada a artistas, produtores e grupos culturais do município tem o objetivo de fortalecer a política cultural local e ampliar o uso de ferramentas digitais que facilitam o acesso a editais.
Durante as formações, os participantes tiveram acesso ao Mapa Cultural e à cartilha. A inserção no Mapa é obrigatória para os candidatos participarem de todos os editais. Ela permite o cadastro e a visualização de toda a cadeia produtiva cultural, uma ferramenta essencial para identificar artistas, grupos e espaços culturais da cidade, facilitando o acesso as políticas públicas. Para se cadastrar basta entrar no link http://mapacultural.petrolina.pe.gov.br.
Já cartilha orienta sobre a criação de propostas, desde a definição de metas e orçamento, até estratégias de execução. O material também está disponível em formato digital, no link https://drive.google.com/file/d/1wL23qO31mx_rgyvqb1bMy54gR4qWrkJW/view, e busca apoiar os fazedores de cultura na estruturação de projetos mais consistentes e competitivos para inscrição em editais.
Concluindo as atividades, a formação é aberta ao público e acontecerá em mais três espaços culturais do município. Nesta quarta (12), a partir das 10h, na Oficina do Artesão, que fica na Avenida Cardoso de Sá. Na quinta (13), às 19h, a ação será na Biblioteca Municipal, Centro. Já na sexta-feira (14), a formação será no Céu das Águas, no Rio Corrente, Rua do Tamarindo a partir das 19h.
