O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina ganhou do Governo de Pernambuco um novo aparelho de ultrassonografia. O equipamento, que melhora a qualidade dos exames que auxiliam nos diagnósticos dos pacientes, custou R$ 238.500,00.
Os médicos ginecologistas e obstetras que fazem ultrassonografia comemoram a aquisição, principalmente pela qualidade da imagem obtida com o novo equipamento.
“É uma máquina com tecnologia de 2025 e a gente tinha máquinas que eram mais antigas, com tecnologia de quinze anos atrás. Então, o impacto é na qualidade da imagem, na assistência que a gente pode oferecer, principalmente para exames que são mais detalhados, como por exemplo, no exame morfológico que a gente começou a fazer aqui, que é um exame que avalia a formação do bebê mais detalhadamente e consegue prever se vão acontecer doenças, ou se já existem malformações“, destacou a médica ginecologista obstetra e ultrassonografista do HDM/Ismep, Dra.Carolina Prado.
O novo equipamento melhora o atendimento às mulheres que chegam a maior maternidade do Interior do Estado, com mais qualidade na assistência ofertada, principalmente às gestantes de alto risco. “É um ganho muito grande para o hospital e para a assistência que a gente presta, tanto na parte ginecológica como na parte de pediatria. Também, porque esse aparelho, além de atender as gestantes e os ultrassons ginecológicos, vai também atender a demanda de ecocardiografias (um ultrassom do coração que utiliza ondas sonoras para criar imagens em tempo real das estruturas cardíacas, permitindo avaliar sua anatomia, função, fluxo sanguíneo e válvulas), que são os ultrassons que as cardiologistas fazem na população pediátrica,” completou.
Residência médica
O coordenador do programa de residência médica em ultrassonografia, ginecologia e obstetrícia, Marcelo Marques, ressaltou que o equipamento melhora também a qualidade da formação dos médicos residentes. “Estamos com um equipamento de alta performance e qualidade, que certamente tem impacto no ensino aos nossos residentes de ginecologia, obstetrícia e ultrassonografia, compatível com o grande centro de referência que somos“, destacou.
