
Petrolina recebe segundo lote com mais 5 mil kits de testes rápidos para novo coronavírus
Fundamentais nas estratégias de controle, prevenção e mapeamento do novo coronavírus (Covid-19), os testes para diagnóstico da doença serão intensificados em Petrolina. O segundo lote com mais 5 mil kits para testagem rápida foi recebido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ontem (28). Com o material, o objetivo é testar ainda nesta semana 300 pessoas com sintomas gripais a fim de verificar se houve crescimento de casos da Covid-19 na cidade.
Até o momento, Petrolina contabiliza 29 casos confirmados de transmissão do novo coronavírus. Desses, 15 foram obtidos por meio de testagem rápida; o restante, via Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). As análises rápidas começaram as ser realizadas no dia 15 de abril. Desde então, foram testados com os kits 164 pacientes com sintomas gripais leves.
O teste é semelhante ao de glicemia, que consiste na coleta de sangue com um pequeno furo no dedo do paciente. O resultado sobre o diagnóstico da Covid-19 leva em média 10 minutos para sair após a análise. Todo o processo é feito por profissionais da Secretaria de Saúde apenas em pessoas com suspeita do vírus após o décimo dia de sintomas leves como tosse.
Eficácia
A prefeitura adquiriu no total 20 mil testes rápidos, dos quais 7,5 mil já chegaram. Segundo o prefeito Miguel Coelho, a decisão de adotar a testagem em todos os pacientes com sintomas gripais tem sido fundamental para nortear a política de prevenção à Covid-19.
“As melhores experiências no mundo em relação ao enfrentamento ao coronavírus são comprovadamente onde existe maior testagem. Isso porque, ao identificar quem tem a doença, podemos cuidar desse paciente de maneira adequada e ao mesmo tempo impedimos que essa pessoa transmita o vírus para o restante da população. Com o aumento da testagem, portanto, é natural que cresça o número de casos, mas, em contrapartida, faremos o controle da propagação e preservamos vidas“, justifica o prefeito.
Fonte: Blog do Carlos Britto
