Site divulga varias notícias falsas sobre Petrolina, e causa rebuliço nas redes sociais.

De uns dias para cá o nosso Blog Petrolina em Destaque, está sendo procurado por varias pessoas em busca de esclarecimentos sobre algumas notícias que um site chamado “Fala Petrolina” estaria soltando nas redes sociais, as “notícias” postadas no site, são no mínimo duvidosas.
O dono do site parece não se preocupar com os danos que uma notícias falsa possa provocar para uma pessoa ou até em uma comunidade, na maiorias das postagens do site, ele copia notícias falsas de outros sites mentirosos e substitui os nomes da cidade e dos bairros, colocando o nome de Petrolina e de algum bairro da cidade. 
Na ultima semana o site divulgou uma notícia que afirmava que, durante um culto em uma igreja, no Bairro João de Deus, um pastor teria jogado uma fiel no chão com a intenção de curá-la de um desconforto na coluna através da fé e acabou deixando a moça de 28 anos de idade tetraplégica. 
Em pouco tempo a “Fake News” se espalhou e se tornou um dos assuntos mais compartilhados nas redes sociais na cidade. 
O nosso Blog deixa claro que procurou vários integrantes de varias igrejas do bairro João de Deus, e em nenhuma delas aconteceu algo do tipo. Em uma pesquisa pelo site e-farsas, constatamos que realmente a noticia não passa de uma mentira de mal gosto, que foi criada a um bom tempo, e já foi compartilhada por varios sites. 
Outra mentira deslavada que o site postou, tem como titulo “Chupa-cabras assusta população do bairro João de Deus” o site aproveitou um imagem que esta repercutido no whatsapp para ganhar clicks. 
Para piorar o site ainda postou uma imagem que até uma criança de 1 ano, perce que é uma montagem. 
O blog Petrolina em Destaque deixa um alerta, toda vez que deparamos com uma notícia muito diferente do comum, convém tomar cuidado. Se aquilo foi informado apenas por um veículo, é um sinal de que algo está errado e não deveria ser levado a sério. Nesse caso, as ferramentas de pesquisa, como o Google, são aliadas. 
As notícias falsas surgem de sites desconhecidos e de autores anônimos: não possuem expediente, nome de jornalista ou contato. Muitas vezes, os nomes dos sites possuem alguma palavra que remete a algum veículo confiável. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar