Casos de dengue tem um aumento de mais de 500% comparado ao mesmo período de 2023

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou nesta quarta-feira (29) o Boletim Epidemiológico das Arboviroses Nº 21, que abrange os dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 25/05/2024.

O novo levantamento aponta 25.974 casos prováveis de dengue (casos em investigação + casos confirmados) no Estado. O diretor geral de Vigilância Ambiental, Eduardo Bezerra, destacou o aumento em comparação à última semana.

“Observamos um aumento em comparação à última semana, ainda assim, Pernambuco segue em tendência de queda. Os números sobem por conta dos dados represados de semanas anteriores que só são notificados no sistema posteriormente e, agora, as Vigilâncias municipais estão conseguindo regularizar”, explicou Bezerra.

Atualmente, os 25.974 casos prováveis de dengue representam um aumento de 531,2% em relação ao mesmo período de 2023. Até o momento, 4.126 casos foram confirmados, sendo 84 casos graves e 4 óbitos confirmados.

De acordo com o monitoramento epidemiológico, 20 óbitos foram descartados para arboviroses e outros 29 estão em investigação. A investigação inicial é realizada pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito, e posteriormente, o caso é avaliado por um comitê técnico de discussão de óbito, composto por diversos profissionais.

O boletim indica que 57 municípios pernambucanos apresentam baixa incidência de casos de dengue, 71 localidades apresentam incidência média e 56 municípios aparecem com alta incidência de casos.

O Boletim 21 também apresenta o cenário de notificações nas Gerências Regionais de Saúde (Geres). Cinco regionais estão em alta incidência (I, V, VII, X e XII), e sete regionais de saúde encontram-se em média incidência (II, III, IV, VI, VIII, IX, XI).

A SES-PE continua monitorando a situação e reforça a importância das ações de prevenção e controle da dengue em todo o Estado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar