Petrolina intensifica ações para previnir quadros graves de doenças respiratórias

As doenças respiratórias, comuns em Petrolina entre os meses de março e junho, entraram no radar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pasta está intensificando as ações com o intuito de prevenir as consequências mais sérias, sobretudo nas crianças.

O investimento em qualificação profissional para médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde é uma das principais estratégias adotadas pela gestão municipal, garantindo que as equipes da Atenção Básica estejam preparadas para identificar e tratar rapidamente os sintomas respiratórios. Desde janeiro, uma equipe técnica da SMS elabora o Plano Municipal de Contingenciamento das Doenças Respiratórias Sazonais.

Com a expectativa de aumento na demanda por atendimentos nos próximos meses, o município busca evitar a sobrecarga da rede hospitalar, prevenindo a necessidade de internações e tratamento em unidades de média e alta complexidade. Para isso, as ações visam a fortalecer a assistência primária, estimulando a população a procurar uma das 57 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espelhadas pela cidade ao perceber sintomas respiratórios mesmo que leves. Os pacientes devem ir até as UBSs para que os quadros gripais não evoluam para situações mais graves.

As medidas buscam garantir uma resposta rápida e eficaz na rede básica de saúde, contribuindo para que os casos sejam controlados e não precisem de internações hospitalares. As UBSs da zona urbana funcionam das 7h às 17h, e na zona rural das 7h às 13h -, exceto em Rajada, que funciona 24 horas.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar